Sónar São Paulo 2013 ganha mais três atrações

Sónar São Paulo divulga mais três nomes que estarão no lineup da edição de 2013.

 

Sónar São Paulo 2013

 

A Dream Factory, agência nacional de marketing de entretenimento e brand experience, e a espanhola Advanced Music, organizadora e proprietária da marca Sónar, anunciaram na terça-feira, 29/01, nas redes sociais ligadas ao festival Sónar São Paulo mais três nomes que compõem o lineup do evento, marcado para os dias 24 e 25 de maio, no Anhembi, em São Paulo.

 

O prodígio norte-americano Nicolas Jaar, além do duo Sherwood & Pinch e do projeto Darkside juntam-se aos já anunciados Pet Shop Boys, o grupo de hiphop The Roots, o alemão Paul Kalkbrenner, a banda Explosions in The Sky, a dupla Matmos, o soulman Jamie Lidell e o mago dos beats Theo Parrish entre os artistas internacionais confirmados. Dos nomes nacionais confirmados anteriormente estão DJ Mau Mau, Renato Rartier e Taksi.

 

Sónar São Paulo - lineup

 

Na edição de 2012, o Sónar São Paulo reuniu mais de 30 mil pessoas em dois dias de realização, com dezenas de atrações em 26 horas ininterruptas de muita música, com atrações como Kraftwerk, Cee Lo Green, James Blake, Alva Noto & Ryuichi Sakamoto, Criolo, Emicida e muitos outros.

 

Clique aqui e reveja os nossos posts da edição de 2012.

 

Reveja na nossa galeria de fotos todo o universo da edição de 2012:

 

Saiba mais sobre os artistas anunciados na terça-feira, dia 29/01:

 

Nicolas Jaar (Clown & Sunset — EUA)

 

Nicolas Jaar

 

São poucos os artistas que conseguem tocar por dois anos consecutivos no Sónar Barcelona. Por três anos, então, nem se fala. Contrariando a regra, o norte-americano de raízes chilenas Nicolas Jaar completará no Sónar Barcelona deste ano nada mais nada menos que três participações seguidas. Ele merece.

 

 

Com apenas 20 e poucos anos, Nicolas Jaar vem conquistando o mundo todo com sua sonoridade arrebatadora, algo que ele define como “blue-wave”. Em outras palavras, suas produções e remixes investem em uma eletrônica de BPM mais lento que passeia por techno minimalista, house com texturas orgânicas, colagens sonoras de sua própria voz, e influências que vão do jazz africano de Mulatu Astatke ao piano de Keith Jarret.

 

Com um álbum na carreira, o elogiadíssimo “Space Is Only Noise” (2011), e um total de 8 EPs, Nicolas Jaar vai apresentar no Sónar São Paulo sua performance com banda (guitarra, bateria e saxofone), plataforma perfeita para mover o esqueleto (e o coração) do público.

 

 

Sherwood & Pinch (Reino Unido)

 

Sherwood & Pinch

 

O Sónar São Paulo tem o orgulho de apresentar uma parceria inédita no mundo inteiro, um encontro bombástico entre duas lendas da bass music. De um lado, Adrian Sherwood, responsável por popularizar o dub na Inglaterra ao ampliar o seu leque de possibilidades estéticas e abraçar pós-punk, rock, world music, industrial e eletrônica. Do outro lado, Pinch, um dos mais importantes nomes do dubstep, figura que honra a tradição do “som de Bristol”, cidade famosa por ter revelado nomes como Massive Attack e Portishead.

 

 

No início dos anos 80, através do seu selo On-U Sound, Adrian Sherwood reuniu jamaicanos, punks, freaks e até mesmo gente do hiphop em dubs não-ortodoxos que atraíram a atenção de Depeche Mode, Nine Inch Nails, Ministry, Coldcut e Primal Scream. Sua influência permanece até hoje, prova disso são os recentes remixes para Django Django e Peaking Lights, dois incensados nomes do pop atual. Em 2012, Sherwood lançou seu terceiro álbum solo, “Survival and Resistance”.

 

Mais conhecido como Pinch, Rob Ellis é uma lenda do dubstep, artista reconhecido por suas produções (“Underwater Dancehall”, de 2007, é fundamental), e pelo Tectonic, selo que já lançou Skream e 2562. Outros trabalhos de sucesso em sua carreira são o DJ set para a série FABRICLIVE, e um álbum em parceria com o também inglês Shackleton.

 

 

Darkside (Clown & Sunset — EUA)

 

Darkside

 

Darkside é um duo formado pelos norte-americanos Nicolas Jaar e Dave Harrington. Mesmo com apenas um EP em sua discografia (lançado em 2011 pelo próprio selo de Nico, Clown & Sunset) os shows do Darkside são extremamente empolgantes: uma jam session cósmica que invoca climas de blues, krautrock, dub e batidas baleáricas. É uma onda mais retro que o som de Jaar, com grooves lentos e guitarra marcante.

 

 

Compartilhar um projeto com o menino prodígio Nico é das tarefas mais difíceis. Como se destacar tendo ao lado um dos artistas mais incríveis dos últimos anos? Membros das bandas ARMS e El Topo, além de criador de trilhas para teatro e vídeo, Dave Herrington consegue deixar a sonoridade característica de Jaar ainda mais orgânica, explorando timbres e texturas na guitarra e no baixo que soam incrivelmente funky. Ponto para ele.

 

 

 

TEAM BRRUN
contac@brrun.com

 

Fotos: Divulgação / Sónar São Paulo