Estréias Previstas

Agora que Cannes acabou fica a espera por alguns dos filmes exibidos no festival. É sempre certo que muitos dos títulos apresentados lá, bem como alguns de Veneza do ano passado e da Berlinale que aconteceu em fevereiro, chegarão ao país dentro das programações do Festival do Rio e da Mostra de SP. De qualquer forma alguns já possuem distribuição garantida. Aqui seguem algumas destas datas, lembrando que todas sempre estarão sujeitas a alteração por parte das distribuidoras.

A lista começa com ‘Um Novo Despertar’ (The Beaver), exibido semana passada no festival. Dirigido e protagonizado por Jodie Foster, ainda tem Mel Gibson e Cherry Jones no elenco com estréia anunciada já para esta sexta-feira, 27/05.

Em junho a PlayArte preparou terror uruguaio ‘A Casa’ (La Casa Muda), de Gustavo Hernández, sensação da Quinzena dos Realizadores do ano passado por ser sido realizado todo, ou pelo menos simular fortemente, um plano seqüência. Estréia em 03/06.

O filme que abriu Cannes este ano, ‘Meia-Noite em Paris’ (Midnight in Paris), de Woody Allen está programado, ironicamente, pela distribuidora Paris Filmes para o dia 17/06.

Para continuar em cineastas prolíficos chega no mesmo mês aos cinemas ‘Potiche: Esposa Troféu’ (Potiche), comédia vintage de François Ozon, com Catherine Deneuve e Gérard Depardieu. O filme não passou em Cannes, mas para ficar na linha de grandes festivais, concorreu ao Leão de Ouro no Festival de Veneza em setembro passado. Estréia em 08/06.

Outro filme francês exibido em Veneza 2010 é ‘Vênus Negra’ (Vénus Noir), do tunisiano radicado na França Abdellatif Kechiche. Na ocasião o filme escandalizou e foi muito aplaudido ao tratar a história de uma mulher africana humilhada por possuir uma genitália deformada. A Imovision pretende estreá-lo dia 24/06.

Ainda em junho espera-se a estréia do grande vencedor da Palma de Ouro de 2011. ‘A Árvore da Vida’ (The Tree Of Life), de Terrence Malick e seus 138 minutos de grandiloqüência cult chegam pela Imagem Filmes aos cinemas nacionais no dia 23/06 ao que tudo indica em circuito comercial.

Vindo do Festival de Berlin do ano passado vem ‘Mamute’ (Mammuth), de Gustave de Kervern e Benoît Delépine com Gérard Depardieu num visual que curiosamente lembra o Mickey Rourke de ‘O Lutador’ (The Wrestler). Dia 29/07.

Voltando aos destaques de Cannes deste ano, há datas definidas para as estréias de três grandes destaques da edição.

Diferentemente da distribuidora argentina que decidiu não lançar o filme de Lars Von Trier após suas declarações no festival, a Califórnia Filmes lógica e inteligentemente não perdeu a chance que esta mesma polêmica poderia reverter em favor do filme e decidiu lançar ‘Melancolia’ (Melancholia) nos nossos cinemas na sexta-feira dia 05/08.

Mais para o final do segundo semestre estão programadas as estréias de ‘O Garoto da Bicicleta’ (Le Gamin au Vélo), de Jean-Pierre e Luc Dardenne no dia 04/11 enquanto ‘A Pele que Habito’ (La Piel que Habito), de Pedro Almodóvar entra em cartaz somente em 25/11.

Vale lembrar mais uma vez que todas as datas podem ser alteradas por cada distribuidora e algumas das estréias são passíveis de acontecer apenas no circuito restrito de São Paulo e Rio de Janeiro podendo, ou não, chegar a outras capitais e cidades posteriormente.

By Matheus Marco.
matheusmarco@brrun.com

[Pic: ©advertisement.]