Dezembro Spielberg

Realmente o realizador Steven Spielberg poderá terminar bem o ano. Em dezembro (além de comemorar seu aniversário no dia 18) estrearão nos cinemas dois filmes dirigidos pelo cineasta. Um deles é a adaptação para o cinema de ‘As Aventuras de Tintim’ (The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn) no dia 23 seguido pela estréia de ‘Cavalo de Guerra’ (War Horse) para o dia 28 de dezembro.

AS AVENTURAS DE TINTIM

Protagonizado por Jamie Bell, ‘As Aventuras de Tintim’ será a primeira parte de uma trilogia iniciada por este ‘O Segredo do Licorne’, álbum de 1943 do jovem aventureiro de topete criado pelo belga Hergé. Spilerbeg em entrevista afirmou que a recusa por uma adaptação em live action veio pelo fato do universo criado por Hergé causar algum distanciamento no público através, por exemplo, dos figurinos que se tornariam exagerados aos olhos, dificultando sua identificação e então sendo aceitos de uma melhor forma no digital. Além do eterno Billy Elliot o longa possui no elenco Daniel Craig e Andy Serkis como o Capitão Haddock. Vale lembrar também do editorial feito pela Vogue Itália com Bell intitulado ‘Voilà Tintim’ no qual ele conta um pouco sua trajetória como ator e das aspirações com o personagem título.

CAVALO DE GUERRA

Já ‘Cavalo de Guerra’ que de início parecia soar como uma versão megalomaníaca de ‘A Grande Testemunha’ (Au Hasard Balthazar), de Robert Bresson trata-se de uma adaptação do romance homônimo de Michael Morpurgo. A história de passa em 1914 e conta a jornada de Joey, um potro com um sinal em forma de cruz no focinho, vendido ao exército e enviado à Europa em meio a Primeira Guerra Mundial. Ao lado de um oficial o animal presencia todo o horror da guerra em terreno francês. A bravura do cavalo comove os soldados, enquanto ele sofre a ausência de Alberto, o filho do fazendeiro que ele deixou para trás.

MATHEUS MARCO
matheusmarcos@brrun.com