CANNES 2012 – Quinzena dos Realizadores e Semana da Crítica

Quinzena dos Realizadores / Cannes 2012

Há cerca de uma semana anunciamos aqui no BRRUN o LineUp Oficial da 65ª edição do Festival de Cannes através de sua Conferência de Imprensa, conhecendo os filmes que farão parte da Seleção Oficial, concorrendo a Palma de Ouro, bem como os aqueles que serão exibidos na Un Cartain Regard. Agora é hora de conhecer os selecionados para as outras importantes mostras paralelas ao festival.

“Todos os filmes nasceram livres e iguais.”
Pierre Kast

Quinzena dos Realizadores

 

 

A 44ª edição da Quinzaine des Réalisateurs, internacionalmente conhecida como The Director´s Fortnight, acontecerá de 17 a 27 de maio como um evento a parte de Cannes e será realizada pela Société des Réalisateurs de Films.

A mostra surgiu através do sindicato de diretores em questão após os conturbados eventos de Maio de 68 com a finalidade de ajudar e dar suporte a cineastas pouco conhecidos, contribuindo para que crítica e público possam conhecer melhor seus trabalhos. Desde seu surgimento na edição de 1969, a Quinzena se tornou cada vez mais um espaço privilegiado dentro do festival para descobrir olhares específicos em auteurs de prestígio na necessidade de serem então reconhecidos.

Desde a sua criação, a Quinzena dos Realizadores exibiu os primeiros filmes de Werner Herzog, Rainer Werner Fassbinder, Nagisa Oshima, George Lucas, Martin Scorsese, Ken Loach, Jim Jarmusch, Haneke Michael, Chantal Akerman, Luc e Jean Pierre Dardenne, Sofia Coppola, além dos convites de exibição a honrados cineastas como Robert Bresson, Manoel de Oliveira, Jerzy Skolimowski, William Friedkin e Francis Ford Coppola.

A Quinzena anualmente destaca-se por sua mentalidade independente, sua natureza não-competitiva e sua preocupação em atender a públicos não profissionais de Cannes que podem, por exemplo, comprar um pacote para assistir a toda programação ou a ingressos para sessões individuais.

A seção costuma em suas edições prestar especial atenção à produção anual de filmes de ficção, curtas-metragens e também documentários, interessada pelo cinema independente e até mesmo a títulos contemporâneos de gênero, desde que estes sejam parte de uma expressão talentosa e individual de seu realizador, ou seja, detenham um estilo original de direção.

Em julho de 2011, Edouard Waintrop foi nomeado diretor Artístico da Quinzena dos Realizadores pela Société des Réalisateurs de Films. Waintrop foi crítico de cinema no jornal Libération durante 26 anos e também gerencia desde 2007 seu blog ‘le Cinoque no site da publicação.

 

O cartaz da edição de 2012 foi criado por Michel Welfringer, com base em uma fotografia de Jean-Luc Cramatte.

Confira abaixo os filmes que farão parte da mostra.

Longas Metragens

trecho de ‘Fogo’

‘The We and the I’, de Michel Gondry – filme de abertura
‘3’, de Pablo Stoll Ward
‘Adieu Berthe – l’enterrement de mémé’, de Bruno Podalydè
‘Alyah’, de Elie Wajeman
‘Camille redouble’, de Noémie Lvovsky
‘Dae gi eui wang’ (The King of Pigs), de Yeun Sang-Ho
‘Dangerous Liaisons’, Hur Jin-Ho
‘El Taaib’, deMerzak Allouache
‘Ernest et Célestine’, de Stéphane Aubier, Vincent Patar e Benjamin Renner
‘Fogo’, de Yulene Olaizola
‘Gangs of Wasseypur’, de Anurag Kashyap
‘Infancia clandestina’, de Benjamin Ávila
‘La noche de enfrente’, de Raoul Ruiz
‘La Sirga’, de William Veja
‘No’, de Pablo Larraín
‘Opération Libertad’, de Nicolas Wadimoff
‘Rengaine’ (Hold Back), de Rachid Djaïdani
‘Room 237’, de Rodney Ascher
‘Sightseers’ (Touristes!), de Ben Wheatley
‘Sueño y silencio’, de Jaime Rosales
‘Yek Khanévadéh-e Mohtaram’ (A Respectable Family), de Massoud Bakhsh

Curtas Metragens

trailer do curta brasileiro ‘Os Mortos-Vivos’

‘Avec Jeff, à moto’ (With Jeff), de Marie-Eve Juste
‘Rodri’, de Franco Lolli
‘Königsberg’, de Philipp Mayrhofer
‘Porcos Raivosos’, de Leonardo Sette e Isabel Penoni
‘Os vivos tambem choram’, de Basil da Cunha
‘Portret Z Pamieci’ (Drawn from Memory), de Marcin Bortkiewicz
‘The Curse’, de Fyzal Boulifa
‘Tram’, de Michaela Pavlátová
‘Os mortos-vivos’, de Anita Rocha da Silveira
‘Wrong Cops’, de Quentin Dupieux

Semana da Crítica

 

Semana da Crítica / Cannes 2012

Já a 51ª edição da Semaine de la Critique ou Critic´s Week, que acontecerá de 15 a 27 de maio, terá como convidados os cineastas Bertrand Bonello (que em 2011 apresentou seu mais recente filme ‘L´Apollonide – Souvenirs de la maison close’ na Seleção Oficial de Cannes em competição pela Palma de Ouro) e João Pedro Rodrigues (cujo drama a respeito de travestis em Lisboa ‘To Die Like a Man’ foi apresentado em 2009 dentro da Un Certain Regard). Além deles haverá ainda a presença de Céline Sciamma, estudante de roteiro da prestigiosa escola de cinema Fémis. Sciamma ganhou notoriedade após decidir filmar sua formatura de graduação em 2006. Sua estréia como diretora foi elogiada pela crítica em 2007 como parte do LineUp da Un Certain Regard na qual ganhou o Prêmio Louis Delluc para Melhor Primeiro Longa Metragem . Seu segundo filme ‘Tomboy’ foi selecionado como filme de abertura da mostra Panorama no Festival de Berlin de 2011 e possuiu ampla distribuição mundial, tendo sido inclusive exibido no circuito comercial brasileiro.

A Semana da Crítica surgiu na primavera francesa de 61 durante a 14ª edição do Festival de Cannes por iniciativa da Association Française de la Critique de Cinéma 2 na qual foi exibido o filme ‘The Connection’, de Shirley Clarke.

Após o sucesso desta exibição o diretor artístico do festival na época Robert Frave le Bert decidiu juntamente com o Film National Center repetir e ampliar a experiência confiando a Association Française de la Critique uma semana inteira de evento. O nome Semana da Crítica foi dado pela crítica de cinema e diretora Nelly Kaplan.

Décadas depois as ambições da Semana continuam as mesmas em promover e transportar através da crítica francesa o suporte necessário para realizadores mostrarem ao mundo suas respectivas obras explorando suas habituais singularidades.

Cineastas como Chris Marker, Denys Arcand, Bernardo Bertolucci, Jean Eustache, Philippe Garrel, Barbet Schroeder, Ken Loach, Merzak Allouache, Romain Goupil, Leos Carax, Amos Gitai, Wong Kar Wai, Arnaud Desplechin, Benoît Poelvoorde, Guillermo del Toro, Jacques Audiard, Kevin Smith, François Ozon ou mesmo Gaspar Noé começaram em Cannes na Semana da Crítica.

Abaixo os filmes que farão parte do evento.

Longas Metragens

trailer de ‘Sofia´s Last Ambulance’

‘Aquí y allá’, de  Antonio Méndez Esparza
‘Au galop’ (In a Rush), de  Louis-Do de Lencquesaing
‘Les Voisins de Dieu’, de Meni Yaesh
‘Hors les murs’ (Beyond the Walls), de David Lambert
‘Peddlers’, de Vasan Bala
‘Los Salvajes’, de Alejandro Fadel
‘Sofia’s Last Ambulance’, de Ilian Metev
Curtas e Médias Metragens
‘La Bifle’ (The Dickslap), de Jean-Baptiste Saurel
‘Ce n’est pas un film de cow-boys’ (It’s not a Cowboy Movie), de Benjamin Parent
‘Circle Line’, de Shin Suwon
‘O Duplo’ (Doppelgänger), de Juliana Rojas
‘Family Dinner’, de Stefan Constantinescu
‘Fleuve rouge, Song Hong’ (Red River, Song Hong), de Stéphanie Lansaque & François Leroy
‘Hazara’, de Shay Levi
‘Horizon’, de Paul Negoescu
‘Un dimanche matin’ (A Sunday Morning), de Damien Manivel
‘Yeguas y cotorras’, de Natalia Garagiola

Exibições Especiais

‘Broken’, de Rufus Norris – noite de abertura
‘Augustine’, de Alice Winocour
‘J’enrage de son absence’ (Maddened by his absence), de Sandrine Bonnaire

MATHEUS MARCO
matheusmarco@brrun.com

 

Fotos: Divulgação