A Casiokids é uma nada-convencional banda da Noruega. Consiste em agrupar os mais variados gêneros musicais em uma base eletrônica e um vocal doce e psicodélico. Um clássico do mundo electro/synthpop, lança neste ano Aabenbaringen over aaskammen.
Na ativa desde 2005 e com três discos lançados, o Casiokids foi uma das primeiras bandas de música eletrônica que me conquistou. A música era Fot i hose. Clássica. Se você nunca ouviu, aqui vai:
Aclamado pelo mundo todo, a Casiokids tem selos de gravação na Noruega, Austrália, Japão, América do Norte e por aí vai. A banda tem músicas em jogos de videogame, séries de tv, além de diversos festivais dos quais já participou e do grande apoio de seu país de origem, que os considera um dos grandes potenciais da Noruega.
A grande sacada da Casiokids é com certeza a originalidade do som. Uma mistura de afro-funk-disco, space-disco, out-and-out pop, afro-beat e a identidade que é criada com as composições todas em sua língua de origem.
Incrivelmente penetrante, as canções de Aabenbaringen over aaskammen são de um psicodélico mais ameno do que dos discos anteriores. E esta sutileza que nos conecta diretamente no som. A música começa a fazer parte dos pensamentos, coexiste e inexiste. Som ambiente? Talvez. Mas se você é um amante da música, como quem lhes escreve, vai descobrir que a Casio é o ambiente. Faz o ambiente. Domina a sua percepção e inebria na mais pura magia da música eletrônica.
As canções são um pouco difíceis de nomear (a não ser que você fale norueguês), mas as favoritas (das mais animadas para mais psicodélicas, respectivamente) estarão nos links abaixo:
Det Haster!
Dresinen
Elefantenes Hemmelige Gravplass
Kaskaden
Nada convencional e também um clássico, a Casiokids é uma das minhas razões para levantar da cama de manhã. Inspira à contemplação. É, o mundo está mesmo dividido entre os que já dançaram nas batidas de Fot i hose e os que ainda não.
MARINA RIMA
marinarima@brrun.com
Foto: Divulgação