Pandora’s Box


Pre collezione 09/10.


Para um designer de moda ou um amante desta arte, o valor dos arquivos de uma grande Maison é inestimável. Mas se não é exatamente fácil o acesso aos livros de capas grossas, encapadas por tecido e que ao abrir revelam um cheiro inconfundível do tesouro que eles guardam, o Valentino Garavani coloca diante de você, uma nova experiência visual.

Foi aberta este mês a caixa de Pandora italiana, a original, grega, tem como significado “a que tudo da e a que tudo possui”, foi à primeira mulher criada por Zeus. E ela só aparece neste texto por que a caixa que a tal moça recebeu de Epimeteu, aquela que ela não resistiu e abriu expondo ao mundo todos os males.

Mas algo restou naquela caixa, à esperança. E se você também está se perguntando o que ela fazia lá tão mal acompanhada, saiba que eu também não sei.



O fato é que é a esperança de acessibilidade que o Valentino Garavani Virtual Museum traz pelo menos aos meus olhos. São mais de cinco mil fotografias e ilustrações, e quase cem vídeos de seus desfiles.

A apresentação foi no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) (05.11), com as presenças dos atores Hugh Jackman e Anne Hathaway que, aliás, se casará em breve, e não resta dúvida do designer escolhido para o tão sonhado longo branco.



E a red box de Valentino está disponível para download no site da marca. Com poucos cliques e você pode ter milhares de Valentinos dentro do seu computador com acesso VIP.

FELIPE HICKIMAN
felipehickiman@brrun.com


Fotos: Divulgação