Antecipando Veneza 2011

Seguindo a linha dos grandes festivais, Cannes mal deixou de ser notícia e a Palma de Ouro já é so last week. A 68º Edição da Mostra Internazionale d’Arte Cinematográfica ou simplesmente o Festival de Veneza só ocorrerá de 31 de agosto a 10 de setembro, mas as notícias sobre seu lineup já estão circulando por aí. E o melhor, são bem promissoras.

O nome que irá presidir o júri desta edição será o diretor Darren Aronofsky que abriu o festival do ano passado com a estréia mundial de ‘Cisne Negro’ (Black Swan), em competição. Na ocasião o filme levou o Marcello Mastroianni Award de melhor atriz coadjuvante para Mila Kunis. Dois anos antes Aronofsky levara o Leão de Ouro de melhor filme por ‘O Lutador’ (The Wrestler).

Segundo informações alguns nomes já estão confirmados para a seleção oficial que ainda não foi divulgada pelo festival. São eles ‘Carnage’, de Roman Polanski, uma adaptação do premiado ‘God of Carnage’, de Yasmina Reza com Jodie Foster, Kate Winslet, Christoph Waltz e John C Reilly no elenco. A última participação de Polanski em grandes festivais foi com ‘O Escritor Fantasma’ (The Ghost Writer) em competição ao Urso de Ouro na Bienale sendo agraciado com o prêmio de Melhor Diretor. Além disso, levou pela FIPRESCI o de Melhor Filme do Ano no Festival de San Sebastián.

Outro filme que está dado como certo é ‘A Dangerous Method’, de David Cronenberg. Se somente este título associado ao nome do diretor não causar certo interesse basta pensar que se trata de uma adaptação da peça de ‘The Talking Cure’, de Christopher Hampton que mostra a relação complicada de Carl Jung e Sigmund Freud com a brilhante e bela paciente Sabina Spielrein, interpretados respectivamente por Michael Fassbender, Viggo Mortensen e Keira Knightley.

Um grande destaque certamente será ‘Un Été Brûlant’ (That Summer/A Burning Hot Summer), do cineasta Philippe Garrel. Seu último filme até então, ‘A Fronteira da Alvorada’ (La Frontière de L’aube), foi exibido em 2008 no Festival de Cannes concorrendo a Palma de Ouro e infelizmente não obteve na época uma boa recepção da crítica que zombou e literalmente riu de seu flerte com a fantasmagoria, elemento tão presente em sua obra seja direta ou indiretamente. Garrel apesar de pouco conhecido e de uma filmografia um tanto obscura e inacessível, muito por sua própria vontade há de se dizer, é um dos autores mais brilhantes em atividade e com grande carreira em Veneza. Em 1991 ele ganhou o Leão de Prata por ‘J’entends Plus la Guitare’, já ‘Le Vent de la Nuit’ concorreu ao Leão de Ouro em 99. Dois anos depois ‘Sauvage Innocence’ também em competição oficial ganhou o prêmio da FIPRESCI e finalmente em 2005 o filme ‘Os Amantes Constantes’ (Les Amants Réguliers) ganhou o Leão de Prata pela melhor direção e ainda o Golden Osella de melhor contribuição técnica para a fotografia de William Lubtchansky. ‘Un Été Brûlant’ tem no elenco seu filho Louis Garrel, Jérôme Robart, Céline Sallette e Monica Bellucci.

Estão ainda programados no lineup ‘Faust’, de Aleksandr Sokurov, quarta e última parte de sua série fílmica ‘Men of Power; ‘Dark Horse’, de Todd Solondz com Mia Farrow, Christopher Walken e Selma Blair.

Outros filmes com chance de passar pelo festival são ‘Contagion’, de Steven Soderbergh; ‘The Grandmasters’, de Wong Kar-Wai; ‘Twixt Now And Sunrise’, de Francis Ford Coppola’; ‘On The Road’, de Walter Salles; ‘Trishna’, de Michael Winterbottom e ‘War Horse’, de Steven Spielberg.

Se todo esse frenesi de antecipação já não bastasse, especula-se muito a respeito do lineup de Cannes 2012. A praticamente um ano da próxima edição algumas previsões soam bastante possíveis. Entre títulos hipoteticamente previstos estariam novamente Cronenberg que já citamos aqui com seu próximo filme ‘Cosmopolis’; Fernando Meirelles com ‘360’; ‘Amour’, de Michael Haneke; ‘Angel’s Share’, de Ken Loach; ‘The Assassin’, de Hou Hsiao Hsien; ‘Cool Water’, de Emir Kusturica; ‘Dans La Maison (In the House), de Francois Ozon; ‘Django Unchained’, de Quentin Taratino; ‘The End’, de Abbas Kiarostami; ‘Foxfire’, de Laurent Cantet; ‘In the Fog’, de Sergei Loznitsa; ‘Laurence Anyways’, de Xavier Dolan’; ‘Post Tenebras Lux’, de Carlos Reygadas e ‘Apres Mai’ (Something in the Air’), de Olivier Assayas.

Especulações a parte é muito provável que certos nomes realmente se confirmem, principalmente os de Reygadas e Dolan, mesmo estando tão longe da próxima edição. Veneza então soa ainda mais possível já que não demorará muito para termos a confirmação de todo seu line up.

By Matheus Marco.
matheusmarco@brrun.com

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