As (nem tão) tendências de beleza das semanas de moda brasileira

O que podemos aproveitar disso tudo?

Apesar a hegemonia dos cabelos lisos e da pele natural e muito iluminada que permeou a maioria dos desfiles do Fashion Rio e São Paulo Fashion Week, a pessoa que voz fala escreve é rebelde e vai apostar no lado B, que é sempre mais interessante…

Delineadores:

Seja colorido, branco, ou mesmo preto, mas aplicado de formas bem mais interessantes, o delineador é super fácil de usar na vida real, todo mundo tem pelo menos um na gaveta, e dá pra adaptar os coloridos com sombra + pincel chanfrado molhado!

(Clique nas imagens para aumentar/Click images to zoom.)


Amapô, Reinaldo Lourenço e Herchcovicth – S/S 12.


Sombras coloridas:

Quer ir além do delineador? Aposte em sombras mega coloridas! Tá certo que nem todo mundo consegue sustentar uma sombra laranja, mas aproveite aquela mega festa para ousar um pouquinho! Já existem várias marcas no mercado com uma gama gigantesca de cores para a gente se divertir, de MAC, passando por Duda Molinos (SUPER RECOMENDO!) e até a simpática – e baratinha – Vult!

Mas lembre-se: Vai carregar nos olhos? Deixe a boca o mais natural possível! Ou não! A Neon botou modelos mega maquiadas na passarela e o resultado ficou lindo!


Giulia Borges e Triya – S/S 12.

Ellus e Neon – S/S 12.
Lápis branco:

Lápis branco (ou bege) é um truque super legal, mas que pouca gente aproveita. Abre o olhar e dá uma modernidade ao look!

Abaixo seguem dois exemplos de lápis branco em produções bem distintas: Uma beeeeem básica e outra elaborada. Aliás, esse make da Filhas de Gaia ganhou meu coração! Reparem com ele, de uma forma sutil, agrega todos os elementos citados até agora: Delineador, sombra rosa e lápis branco!


Ágatha e Filhas de Gaia – S/S 12.
No desfile no Mario Queiroz não teve lápis branco, mas teve lápis prata (usado com lápis dourado em cima), o que também dá um efeito lindo!


Mario Queiroz – S/S 12.
Bocas vermelhas:

A boca natural e hidratada ou com um leve gloss rosinha predominou, mas as poucas bocas coloridas que apareceram estavam tão lindas que merecem espaço neste post!


Maria Bonita Extra, Melk Z Da e Neon S/S 12.
A boca do desfile do Melk Z Da merece uma menção honrosa como a mais bonita de todos os desfiles! E é mega fácil de fazer: basta aplicar pigmento ou sombra opaca amarela no centro na boca, ou se quiser um acabamento mais lustrosos, dá pra usar um batom laranja!

Cabelos:

Pra quem, assim como eu, acha o liso impecável muito monótono, fiz uma seleção dos melhores cabelos, todos cheios de textura!

Presos com muito volume: Melk Z Da (amor por este laço feito com o próprio cabelo), Filhas de Gaia, Nica Kessler e Mario Queiroz.

Presos com bossa: Lenny (muita riqueza essa junção de dois coques banana), Cantão, Cavaleira, e Lino Villaventura. Vai dizer que coques com trança não são muito mais charmosos do que coques lisos?

Lisos (e molhados): Pra não dizer que eu sou preconceituosa, que tal apostar em lisos com efeito molhado! Tira o Bozzano azul do armário e “molha” a cabeleira!

 

Obs: Não sou uma xiita maluca, devota de Joelma (Calipso), que sai por aí queimando pessoas que tenham cabelo liso (Oi! Eu tenho cabelo mega liso!), mas acho que tudo que é certinho ou básico demais meio chato, principalmente quando aparece em excesso! Um rabo mega liso com a raiz puxada sem um fio fora do lugar pode ser muito chique, mas me incomoda quando isso é imposto pela indústria da moda num país onde a maioria das pessoas tem cabelo cacheado. Também não acho que todas as marcas tenham que usar cabelo com volume, é por isso que a diversidade é tão importante. Só para pensar.

By Roberta Sanches
robertasanches@brrun.com

Fotos: Divulgação/Agência Fotosite.