Divina Rota

A Almafuerte 26, galeria do fotógrafo Gal Oppido inaugurada em outubro, abre no dia 24 de novembro a exposição “Divina Rota”. A série do artista plástico Ferrão mostra a religiosidade sob o prisma das manifestações populares do sul de Minas Gerais. O fotógrafo retorna a São Paulo pela primeira vez desde 1993, quando  mostrou suas obras na Pinacoteca do Estado.

Ferrão explica que a “Divina Rota” é uma espécie de diário de imagens com nomes, datas que encontrou durante suas andanças pelas capelas de beira de estrada do sul mineiro, região onde as manifestações folclóricas e religiosas são muito fortes.

A ideia por trás da montagem da exposição é reproduzir o modelo dessas pequenas igrejas. Nas paredes laterais serão apresentadas quatro fotografias de cada lado, com imagens de animais atropelados. “Esse é o conceito da origem das capelas. Primeiro vieram as cruzes na beira da estrada para depois elas surgirem”, teoriza o artista. Esses trabalhos fotográficos recebem interferências escritas e de desenhos.

A parede central exibirá uma obra de madeira, com dois metros de largura. Em cada ponta, fitas coloridas fazem referência às festas populares do sul e centro de Minas Gerais. Do meio desta mesma obra, uma trama em cordões cai até o chão, conectado a uma caixa de madeira e vidro com uma rosa vermelha de plástico e uma imagem de “Le Sabbat”, de Goya. Nos dois lados desse trabalho há uma fotografia, ambas com interferências de nomes masculinos e femininos.

Na área central da galeria, transformada numa verdadeira capela imaginária, uma escultura de dois metros de altura, feita com ferro, madeira, pedra, osso e tecido, faz as vezes de totem. “A obra não recebe tratamento algum, permitindo a ação do tempo sobre a matéria e simbolizando a vida e a morte”, finaliza Ferrão.

INFO:
“DIVINA ROTA”
Até 21 de fevereiro de 2012
Segunda a sexta — das 11h às 17h
Almafuerte 26
Rua Desembargador Aguiar Valim, 155, Itaim — São Paulo
(11) 3846 0919

TEAM BRRUN
contact@brrun.com

Fotos: Divulgação