Los Campesinos! – Hello Sadness

O Los Campesinos! é conhecido por misturar letras melancólicas em melodias explosivas e animadas. Uma síntese do maravilhoso mundo do power pop, indie rock, noise pop e twee pop, que você ouve em Hello Sadness, lançado 14 de Novembro na Inglaterra.


Apadrinhados pelo Broken Social Scene, o Los Campensinos! surgiu no país de Gales, onde os membros da banda estudavam. De 2006 para cá, três LP’s, a saída de dois integrantes, músicas em propagandas da TV, apresentações em festivais e Hello Sadness, quarto álbum de estúdio da banda, que se intitula triste, mas ultrapassa até mesmo a tristeza.

Em seus álbuns anteriores o Los Campesinos! sempre se mostrou uma banda de letras cheias de melodrama, mas apresentadas de forma alegre e até um pouco desordenada. O fato de ser uma big band fez do Los(…)! um conjunto desconjuntado. No último trabalho, Hello(…) vemos uma banda convergida em ponto só. E assim, uma conjuntura que dá certo, brilha coletivamente. Vários pontos estrelados que juntos abrangem uma área maior e com maior qualidade.

A faixa que inicia o disco é By Your Hand. O bom e velho Los Campesinos! de volta, uma melodia enérgica em uma letra bonitinha. É um mix que dá certo porque já é a identidade da banda. O coro nessa canção dá uma saudade danada de Death to Los Campesinos!(música de abertura de Hold On Now, Youngster)

Um ponto alto do disco é a animada Songs about Your Girfriend. Tem a levada sad, mas também leva o tom twee, iluminando a música.

A faixa que intitula o álbum é tão bonita quanto o que já ouvimos até agora. O Los(…)! mostra maturidade sem perder essência, ganhando só em qualidade e conteúdo. A atmosfera noise que as distorções de guitarra criam, são equilibradas com os vocais mais adocicados.

As canções que seguem: Life Is a Long Time, Every Defeat a Divorce (Three Lions), Hate for The Island e as últimas do disco, são cheias de tristeza, mas estão longe de serem desanimadas. Tem coerência quando já conhecemos a história da banda e o título do disco.

No fim, Hello Sadness é sim cheio de momentos down, mas que se tornam únicos pelo número de influências e atributos que as canções trazem. Um jeito diferente de enxergar a melancolia, fazendo-a bem-vinda. Um oi à tristeza declarado. E contagiante.

MARINA RIMA
marinarima@brrun.com

Foto: Divulgação