BRRUN | Em nome dos artistas – Bienal São Paulo

Em comemoração aos seus 60 anos, a Fundação Bienal de São Paulo promove a exposição Em nome dos artistas. Com obras cedidas pelo museu norueguês Astrup Fearnley, o evento ambiciona passar uma visão selecionada e fragmentada da arte contemporânea norte-americana dos últimos 30 anos.


Com o primeiro andar reservado apenas para suas obras, o britânico Damien Hirst é quem dá as boas vindas ao visitante. O artista retrata temas como morte e mortalidade, além da criatividade artística e a sociedade do consumo apropriando-se de objetos e alterando-os dos mais diferentes modos para que passem a sensação desejada. Dessa forma, são criadas curiosas obras como em Mother and Child Divided na qual uma vaca e seu bezerro são expostos lado a lado, cortados ao meio, dentro de um vidro repleto de formol para manter o material orgânico conservado.

O segundo andar do pavilhão foi o escolhido para expor as obras dos artistas norte-americanos contemporâneos emergentes e propõe-se a investigar estilos e proposições em andamento. Nota-se em algumas das obras um evidente diálogo com a história da arte, como nas obras de Frank Benson Human Statue e a Fonte de Chocolate, que remetem, respectivamente, ao David de Michelangelo e á Fonte de Duchamp.

A sociedade capitalista e o papel do artista inserido nesse contexto também é um tema bastante presente nessa parte da exposição. Mike Bouchet retrata o fato de tudo ter potencial para virar mercadoria na obra Top Cruise, ao expor 1000 cabeças inspiradas no ator Tom Cruise em Top Gun, filme que marca o auge da carreira do ator.

O terceiro andar abriga nomes já consagrados da arte contemporânea norte-americana como Jeff Koons, Cindy Sherman, Richard Prince, Matthew Barney, Doug Aitken, Tom Sachs e Felix Gonzales-Torres. Essas obras exercem a função de representantes do estilo de cada um desses artistas, agindo como o veículo de propagação da essência de cada um desses artistas consagrados.

Texto e fotos: Ligia Cristaldi © Copyright – BRRUN.COM

INFO:
EM NOME DOS ARTISTAS – Até 4 de dezembro
Pavilhão da Bienal
Parque do Ibirapuera – Portão 3
04094-00
(11) 5576 7600
São Paulo
Entrada gratuita aos sábados, domingos e feriados.