O iPad de Hockney

A novidade da vez são as pinturas, que o artista inglês David Hockney, realizou em seu iPad pelo aplicativo Brushes. Eu mesma estou viciadinha nele. Para quem gosta de desenhar, é uma verdadeira loucura poder usar todos os tipos e cores de giz, tintas e canetas sem fazer bagunça e sem sujar as mãos.


Hockney, associado ao movimento da Arte Pop, é famoso pelas pinturas que realizou nos anos em que viveu na Califórnia. A luz quente do sol, as piscinas e o hedonismo tomam conta das telas.

“Deixei o meu país, a Inglaterra, pela Califórnia, não conseguia viver sem esta luz. Se tivesse permanecido lá a minha pintura tinha sido outra”.

Sem expor em Paris desde 1999, David Hockney era lembrado apenas como referência ao passado. Porém, aos 73 anos de idade e consciente das mudanças de seu tempo, o artista lembra que é impossível para o mundo da arte, inclusive para a pintura, fugir da tecnologia.

Desta forma, Hockney coloca em questão a materialidade e a própria existência das 300 pinturas, que agora são expostas na mostra “Fleurs Fraîches(Flores Frescas) na Pierre Berge-Yves Saint Laurent Foundation, Paris.

No início da exposição, um vídeo do pintor em ação. Gestos rápidos que buscam ou por uma nova cor, ou por um novo tamanho de “pincel”. Também não faria sentido imprimir as obras, uma vez que a luminosidade da tela é algo fundamental para o sentido do trabalho nesta nova “técnica”.

A mostra inclui outros vídeos que mostram passo a passo da realização das pinturas. São vídeos que o próprio aplicativo grava, uma vez que armazena o histórico das pinceladas.

A maioria dos desenhos tinha sido mandada por e-mail para uma lista dos seus amigos mais próximos. Agora, o que fica em questão é como ganhar dinheiro com eles, uma vez que qualquer um consegue ter acesso a uma imagem virtual. Ainda mais quando essa imagem só faz sentido dentro das telas de um iPad, iPhone ou qualquer computador.

“Como muita gente, ainda não encontrei uma maneira de receber por isso. Mas como esses desenhos dão muito prazer aos meus amigos, que importância isso tem?”

GIULIA BIANCHI
giuliabianchi@brrun.com

Fotos: Divulgação