Jill Greenberg

Andando por Chelsea, bairro famoso em Nova York por suas inúmeras galerias, tive a oportunidade de conferir o trabalho de artistas contemporâneos incríveis. Foram vários os que me chamaram a atenção, então nas próximas colunas falarei um pouco de cada um deles.

Começarei então pela fotógrafa canadense Jill Greenberg. Famosa pela luz, cor e contraste nada convencionais de suas fotos, Greenberg também é conhecida como “The Manipulator”, já que distorce suas imagens através do Photoshop.

Jill nasceu em Montreal em 1967, mudou-se com a família para Michigan aos dois anos de idade e ao longo da vida fez vários cursos extracurriculares. Em 1984 se formou na Rhode Island School of Design e logo depois se mudou para Nova York.

Provavelmente você já deve ter visto por aí sua série mais polêmica, a “End Times”, na qual fotografou crianças aos prantos a fim de mostrar o seu descontentamento com o governo Bush. Segundo a fotógrafa, ela dava doces às crianças e os tirava logo em seguida para fazê-las chorar. Algumas crianças, como sua própria filha, choraram naturalmente e outras não choraram de jeito nenhum.


Foi na galeria ClampArt, que tive a oportunidade de ver a série “Glass Ceiling”, que teve seu conceito criado durante uma série de fotos para a equipe de nado sincronizado americana em 2008. As fotos mostram os momentos em que as nadadoras apenas descansavam, se preparavam ou buscavam ar.

Fiquei encantada não apenas com o tratamento das imagens e com a paleta de cores, mas também com a leveza daquelas mulheres. Jill quebra a tensão da água, mostra um lugar silencioso, relaxante, uma mistura entre estar embaixo d’água e ao mesmo tempo em um lugar sem gravidade alguma.

Também pude conferir algumas quatro ou cinco fotos da sua série “Horses”, na qual conseguimos ver cada detalhe, cada pelo dos cavalos refletidos em uma luz prateada.

Fica a dica para quem quiser ver mais trabalhos da Jill em seu site (vale muito à pena) ou para quem estiver em Nova York, a exposição fica aberta até o dia 19 de agosto.

GIULIA BIANCHI
giuliabianchi@brrun.com

Fotos: Divulgação / Giulia Bianchi